RAD Studio XE8 tem uma nova ferramenta para migrar configurações de IDE a partir de uma versão mais antiga, ou dentro de diferentes instalações da mesma versão.
Há vários elementos a serem considerados ao migrar para o RAD Studio XE8 a partir de uma versão mais antiga (ver Sprint habilidade de amanhã para uma demonstração ao vivo ). A primeira é a nova ferramenta de migração de configurações, o que ajuda a reconfigurar o IDE de acordo com suas preferências. A segunda é a migração de qualquer componente, e de seu código. Este post enfoca o Migration Tool Settings.
A ferramenta de migração Configurações
A ferramenta de migração Configuração é uma nova ferramenta que vem pela primeira vez com RAD Studio XE8 (e também Delphi e C ++ Builder). Você pode encontrar esta ferramenta na pasta bin da instalação do produto (como C: \ Program Files (x86) \ Embarcadero \ Studio \ 16.0 \ bin) sob o nome migrationtool.exe. Se você executá-lo, ele tem uma interface do usuário assistente guiá-lo através de algumas páginas.
O conceito por trás desta ferramenta é bastante simples: O IDE salva suas configurações no registro, e cada versão instalada em um computador terão suas configurações específicas. A ferramenta de migração Configuração oferece uma maneira fácil de copiar alguns ou todas as configurações da área de registro para uma versão do produto para uma área diferente armazenar as informações para uma versão diferente.
A mesma ferramenta também pode ser usada para exportar as configurações para um arquivo XML externo, movê-lo para um computador diferente (desde que a configuração de pastas é similar) ou máquina virtual, e re-aplicar as mesmas configurações em um computador diferente. Isso pode ser usado quando um desenvolvedor move sua licença para um computador diferente, se o desenvolvedor tem vários computadores com o produto instalado (um cenário de a licença permitir), ou apenas para copiar as configurações de um desenvolvedor para o computador de outro desenvolvedor do mesma equipe (ou outro desenvolvedor em geral).
Finalmente, você pode usar essa ferramenta para criar um backup de suas configurações, ou mover configurações entre diferentes configurações na mesma máquina.
Instale e migrar
O cenário mais comum para usar a ferramenta de migração Configurações é provavelmente a primeira vez que instalar XE8. Observe, pensei, que a instalação do produto não cria as configurações do registro do usuário (por padrão), mas apenas os do sistema. Você vai ter que executar o IDE uma primeira vez para criar as configurações padrão. Neste ponto fechar o novo IDE, use a ferramenta de migração Configurações, migrar a configuração de uma versão mais antiga, e reabra o novo IDE.
Definições para migrar
Quando se trata de configurações de uma versão para outra ou de uma máquina para outra migração, você raramente deseja migrar tudo (a menos que você está fazendo isso por razões de backup).
A ferramenta de migração Configurações permite que você escolha qualquer área do registro para o produto (em HKEY_CURRENT_USER \ Software \ Embarcadero \ BDS \ version_no), mas nem todos eles fazem sentido. PlatformSDKs, por exemplo, necessitar de uma instalação específica versão. Configurações de pacotes de tempo de design geralmente se referem a arquivos em um computador específico, e de uma versão específica do IDE.
Geralmente você gostaria de migrar configurações do editor, configurações gerais do IDE e as configurações de compilador / vinculador padrão. A árvore de opções é muito grande e profundo, e aqui eu listei apenas os elementos no primeiro nível:
Controles ActiveX Auto Save AutoRun BreakpointWindow C ++ CatalogRepository Classe de Conclusão Arquivos Fechado Projetos fechados Code Explorer Código Perspicácia CodeGuard CodePreviewForm Compilando Barra de componentes Depuração DelphiOptionsDlg DesignerInsight DifferenceViewer Pacotes com deficiência DotNetFramework Editor Variáveis Ambientais ExpanderForm Especialistas Design de Formulário Git Globals Ajudar Listas de Histórico HTMLDesigner InterBase InternalTools Internet Biblioteca LiveBindings Designer Janela Principal Manutenção Mercurial MergeViewer MetaPrint Novo Componente Object Inspector PlatformSDKs Seleção de impressão Atualização do Projeto ProjectManager ProjectUpgrading Editores de propriedade Provisão RemoteProfiles Substituir Repositório Pesquisa Sessão Opções de Inicialização Subversão TApplicationOptionsPage TDefaultEnvironmentDialog TemplateView TFileExplorerForm Lista de afazeres Barras de ferramentas ToolForm Ferramentas Transferência TRemoveModulesDlg Type Library UsageAnalytics VersionInsight
Eu realmente recomendo que você gaste um pouco de tempo se familiarizar com as configurações ao fazer uma migração. Você realmente nunca quer mover tudo e selecione todos os nós.
Migrando configurações alternativas
Como alguns de vocês devem saber, a Delphi, C ++ Builder e RAD Studio IDE pode ser executado com uma configuração alternativa, que é criado automaticamente a partir dos padrões a primeira vez que é usado. Isso acontece, executando o IDE com o parâmetro de linha de comando -r regkey_name. O problema com esta abordagem é que todas as suas configurações IDE não são copiadas, e você terá as configurações padrão.
No entanto, você pode salvá-los primeiro para o arquivo de configuração XML, com a ferramenta de migração Configurações e depois re-executar a ferramenta com o mesmo regkey_name -r para fazer um trabalho sobre a configuração do registro alternativa.
Quando as coisas dão errado: A restauração de um backup
Finalmente, gostaria de referir que cada vez que a ferramenta de migração Configurações escreve para o registro, ele também cria um backup da configuração existente. No caso de algo der errado (talvez o IDE nem mesmo começar, nos cenários de pior caso) você pode executar a ferramenta novamente e restaurar as configurações do arquivo de backup.
Migrando Projetos reais
Agora, o que sobre como migrar projetos existentes? Bem, isso vale um post separado, e um sprint de habilidade focada. Basta dizer que a migração de código do iOS de 32 bits para 64 bits iOS é surpreendentemente simples … e muito mais simples que o uso de qualquer uma das outras ferramentas de desenvolvimento nativo atualmente disponíveis.
Quanto à migração de outros tipos de projeto, a migração de código VCL é geralmente suave, depois de ter convertido o seu código para Unicode. Observe, porém, que você precisa ter nenhum componente de terceiros atualizado para as versões atuais (como pacotes de componentes são versão específica), ou ter seu código fonte para recompilar.
Uma adição específico para o conjunto de ferramentas "conversão" é a disponibilidade de um conjunto específico de componentes e alguns pesquisa e substituição (Refind) os scripts para migrar o código que usa o mecanismo de banco de dados acesso dbExpress para o mecanismo de banco de dados mais recente FireDAC.
Isso é tudo, Sintonize a habilidade Sprint Amanhã
Como o título diz, vê-lo no amanhã para uma corrida de habilidade 20 minutos focado nos mesmos temas abordados neste post. Detalhes, tempo das diferentes sessões, e se inscrever no https://www.embarcadero.com/landing-pages/skill-sprints